Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Sou profissional que acredita no SER HUMANO e no seu desenvolvimento para aprimoramento de suas qualidades e potenciais!

Boas Vindas

Que bom que você chegou até aqui, leia, divulgue e diga o que achou dos textos ou sugira novos assuntos.
Participe desta corrente do saber!!!
Obrigada pela visita e volte sempre!!!!

Total de visualizações de página

Relação mamãe bebê


 A SHANTALA - MASSAGEM PARA BEBÊS
A Shantala é uma massagem usada há milhares de anos na Índia e simboliza uma troca intensa de amor entre os pais e o bebê. Ela estimula a coordenação, a elasticidade muscular, o sistema circulatório e beneficia a freqüência cardíaca, a respiração e a digestão. O bebê descarrega todas as tensões acumuladas e a mãe, ao tocar e cuidar de seu filho, se sente segura por proporcionar-lhe alívio e bem estar. Esta é uma técnica aplicada pelas mães em seus bebês, mas também é muito benéfico para a criança, inclusive  o pai fazer a massagem. Desta forma, o vínculo da criança com o casal se fortalece, e o pai não se priva deste momento de intimidade ao lado do filho.
Para a prática da Shantala siga  os procedimentos abaixo sem muita força, mas com a intensidade suficiente para tocar a pele do bebê. Quanto mais você usar as palmas das mãos, maior será o seu contato com o corpo do bebê.


    
UM: Sente-se com as pernas esticadas, forre-as com uma toalha para que o óleo não escorregue o bebê. Com  as costas eretas, coloque a criança de frente para você numa posição confortável, apoiada nos travesseiros.
DOIS: Com muita calma, deslize suavemente as mãos pelo corpo do bebê, da cabeça aos pés.
           
TRÊS: Pingue algumas gotas de óleo na mão e coloque no peito do bebê. Massageie fazendo um "x" e cruzando o tórax. Após uma seqüência de pelo menos 5 vezes, massageie do centro do peito para a direção dos braços, em movimentos suaves de onda do centro para fora.
           
QUATRO: Massageie os braços do bebê até as mãos como se fosse uma massa de pãozinho, na parte de dentro e de fora do bracinho, depois, faça o mesmo movimento, só que, com movimentos de rosca, tanto por dentro como fora do bracinho. Sempre com apertinhos suaves, ao chegar na palma da mão,  abra a palma suavemente com o indicador e polegar e massageie a palma da mão  e  cada dedo.

CINCO: Agora passe o óleo na barriga com o antebraço, de cima para baixo, abaixo da linha da costela, fazendo uma leve pressão no ventre.

SEIS: Vire o bebê de bruços e comece a massagear as costas com as duas mãos, simultaneamente, indo do pescoço ao bumbum, em movimentos de vai e vem.

SETE: Com uma das mãos apóie o bumbum do bebê e com a outra percorra as costas, descendo da nuca às nádegas, como uma onda. Faça movimentos lentos e com suave pressão.

OITO: Continue a percorrer as costas de alto a baixo, mas, em vez de parar no bumbum, siga com o movimento até embaixo, passando pelas coxas, pernas e pelos pés.

NOVE: continue com delicadeza, a sustentar os pés da criança  em sua barriga. segure um dos pés pelo tornozelo e faça movimentos de rosca de fora para dentro, começando nos pés e seguindo até virilha e volta de dentro para fora, da virilha até o pé.  Ao finalizar,  mantenha as pernas esticadas e massageie das pernas até os calcanhares, esfregando a sola do pé com o indicador.

DEZ: Vire a criança de frente novamente para massagear o rosto. Deslize os dedos do meio da testa para os lados, contorne as sobrancelhas até o queixo, e posteriormente com movimentos circulares em volta dos olhos e da boca.

ONZE: Faça movimentos descendo pela testa sobre o nariz e espalhe os polegares, de um lado e de outro para a base do nariz da criança, e saindo em direção as bochechas.

DOZE: Faça nos braços movimentos cruzados de abrir e fechar, onde uma vez, o braço direito da criança fique em cima e outra, o braço direito fica  em baixo. Sempre fazendo um “X” e respeitando a flexibilidade da criança.

TREZE: Faça nas pernas movimentos cruzados de abrir e fechar, e os empurre para a barriga. Depois, ao contrário, “abra”, ao estender e separar as pernas para trazê-las de volta a posição inicial. Depois torne a cruzar as pernas mais uma vez alternando as posições de tesoura, ora uma perna em cima, ora outra, no mesmo movimento. (Esta posição alivia cólicas causadas por gazes, e se ao fazer isso ocorrer, não tem problema, pois estará causando alívio para o bebê)

QUATORZE: Cruze o braço direito até próximo o bumbum e eleve a perna esquerda acima da barriga, quase chegando ao ombro, repita o movimento no lado contrario
(isso alivia gases, tensões musculares e alonga a coluna do bebê).
Antes de acabar, leve o bebê próximo a seu rosto e converse baixinho, sempre olhando nos olhos, como no começo.

             

S H A N T A L A

Segure com naturalidade e carinho o seu bebê após o nascimento. Vocês mantiveram contato físico por nove meses seguidos e já existe um vínculo afetivo. Suporte a cabecinha do neném com a sua mão ou com o braço atrás do pescoço. Escolha uma posição confortável para ele. Alguns preferem mais espaço, enquanto outros se sentem seguros quando colocados bem próximos ao corpo. Crianças com menos de seis meses não devem ser sacudidas, pois podem se machucar. Nesta fase, o ideal são os movimentos mais leves e suaves.

Aproveite todos os momentos para fazer carinho no seu bebê. Seja nas trocas de fraldas, amamentando ou no banho. Uma massagem completa só deve ser aplicada no bebê quando ele completar um mês. Aproveite então, nestes primeiros trinta dias, para massagear os pés e as mãos do recém nascido, especialmente se ele tem cólicas. A massagem na planta dos pés relaxa todos os órgãos do corpo, tira a tensão dos músculos, renova a circulação e oxigena o cérebro. Seu filho sentirá, através do seu toque, o conforto e a segurança do útero, e ao mesmo tempo irá se preparando para as futuras sessões de Shantala.

A Shantala pode ser feita após o bebê completar um mês até a idade pré-escolar. No início o neném pode chorar um pouco, mas ele está aliviando tensões e vai se acostumar em breve ao relaxamento proporcionado pelo seu toque. Com o passar do tempo, a massagem torna-se extremamente prazerosa para criança, que sente falta se ela não for feita. Persistir é importante. Com o decorrer do tempo, a criança aceita o toque com naturalidade e pode inclusive dormir ao ser massageado, o que é muito gratificante. Certifique-se de estar confortável e tranqüila para massagear o seu bebê, pois o que você estiver sentindo será passado através das suas mãos.

A seqüência da Shantala é composta por dezenove exercícios. Cada um beneficia uma parte específica do corpo, e a série completa traz equilíbrio, eixo e harmonia para o bebê. Ao massagear as costas, por exemplo, se alivia a tensão acumulada entre as vértebras, causada pelo fato de o bebê ficar muito tempo deitado. As cólicas dos primeiros meses podem ser aliviadas com movimentos de leve pressão sobre a barriga, que ajudam a eliminar os gases e ainda tonificam a musculatura abdominal. Já a massagem nos braços, mãos, pernas e pés fortalecem os músculos, as articulações e estimula o sistema nervoso, preparando o bebê para engatinhar e andar.

Os óleos vegetais são grandes aliados no momento da Shantala. Eles diminuem o atrito com a pele do bebê, têm melhor absorção e penetram profundamente na pele. Amêndoas, calêndula e semente de uva são boas opções. O ambiente a ser aplicada a massagem deve estar aquecido e permanecer assim durante todo o tempo. A Shantala também pode ser feita ao sol, até 10 horas da manhã. Você pode colocar uma música suave ou cantar algo que o seu bebê esteja acostumado a ouvir para ajudar a relaxar. Existem fitas ou CDs com sons da natureza que são ótimos para tranqüilizar o ambiente.

Eu costumo me referir à Shantala como a massagem da alegria. Ela representa para os pais e para a criança um momento de dedicação, intimidade, segurança e carinho, além de contabilizar uma inquestionável qualidade de tempo.

Fonte:
Leboyer, F. - SHANTALA – Uma arte tradicional massagens para bebês.7ª Edição, Editora Ground.



Lucimaria Rangel- Psicóloga clínica e trabalha com grupos de gestantes ampliando o vínculo mamãe-bebê.

Tels.: (019) 3304-0700 / 92047569