Quem sou eu

Minha foto
Campinas, São Paulo, Brazil
Sou profissional que acredita no SER HUMANO e no seu desenvolvimento para aprimoramento de suas qualidades e potenciais!

Boas Vindas

Que bom que você chegou até aqui, leia, divulgue e diga o que achou dos textos ou sugira novos assuntos.
Participe desta corrente do saber!!!
Obrigada pela visita e volte sempre!!!!

Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Transtornos mentais é a terceira causa em afastamento do trabalho e atividades

psicóloga - Campinas - depressão




Os transtornos mentais respondem pela terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil, de acordo com levantamentos realizados pela Previdência Social de 2008 para cá.

Essas doenças perdem apenas para as do sistema orteomuscular, caso da LER (Lesão por Esforço Repetitivo), e as lesões traumáticas.

Muitas vezes as patologias psiquiátricas se desenvolvem a partir do que se chama de estresse ocupacional. “Ele é ocasionado por vários fatores”, considera Duílio Antero de Camargo, psiquiatra, médico do trabalho e coordenador do Gr.Saúde Mental e Psiquiatria do Trabalho da USP -SP.

“Ter de cumprir metas abusivas, por exemplo. Há muita cobrança, muita competitividade nos ambientes corporativos, e a pressão que se forma leva às alterações.”

Entre os males, o mais comum é a depressão. “Em determinados anos, responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental”, contabiliza Camargo.

A proporção é de 3 mulheres para cada homem –,sua incidência predomina nas ocupações em que há mais profissionais do sexo feminino,como: professoras.
Isso também está relacionado à fase da vida da mulher. Quando geralmete está mais vulnerável, após o nascimento de um filho ou na menopausa, períodos em que há várias alterações na parte endocrinológica.

A Segunda das causas de afastamento por doença psiquiátrica, a ansiedade pode estar associada a transtornos de estresse pós-traumático – eles surgem depois de acidentes graves com risco de morte.

OsPoliciais e bombeiros,saúde e outros que lidam com sofrimento e pressão; mas os bancários, e caminhoneiros, que sofrem sequestros relâmpago sobretudo nas madrugadas, entraram para o grupo de risco.

Em terceiro lugar da lista estão as perturbações originadas pelo consumo de substâncias psicoativas, como álcool, maconha e cocaína. Elas atacam principalmente quem lida com aspectos sociais que a maioria das pessoas prefere evitar, caso de lixeiros e coveiros, vigias ou guardas noturnos.

Esgotamento

Um dos distúrbios característicos do mercado de trabalho atual é o Burnout, uma síndrome de esgotamento profissional.

E acomete em pessoas perfeccionistas, que fazem do trabalho uma missão de vida e, quando não veem resultado ou reconhecimento, não conseguem mais realizar as tarefas às quais sempre se dedicou.
O importante é cuidado com a vida e buscar novas formas de alegrar-se, fazer novas amizades e fazer coisas diferentes no seu dia a dia, para entender onde, está o excesso ou a falta.
A psicoterpia pode ser um grande aliado nesta descoberta, pois o quanto antes o problema é identificado, mais a pessoa consegue se apropriar e viver a vida com mais qualidade!

Lucimária Rangel
Psicóloga

2 comentários:

  1. Quem sofre de depressão, sofre também o preconceito da família, por não saberem lidar com o indivíduo depressivo. Acredito que se houvessem palestras públicas voltadas a famíliares destas pessoas, o sofrimento poderia ser amenizado. Estou aprendendo a lidar com os sintomas da depressão, mais ainda não consigar a lidar com o preconceito que sofro, as vezes prefiro disfarçar que não tenho nada e sofrer calada.

    ResponderExcluir
  2. Acredtio Simone, que ainda falta divulgação do assunto, ainda que hoje, já esteja mudando este quadro. Mas quem nunca viveu ou conviveu com alguém com depressão, não se interessa por estas palestras, por imaginar que não irão precisar...
    Mas mantenha a buscar a sua melhora, pois vale a pena o tratamento para vc!
    Um abraço,
    Lucimaria

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem que responderei prontamente!